Por Fernando Arida Ferreira Velloso
Em 1957, a famosa Feira de Cantão (Canton Fair) foi criada. Hoje, ela é reconhecida como a maior feira do mundo, ocorre em duas edições anuais e em outubro 2024 teve sua 136ª edição. A feira foi criada com o intuito de fomentar as exportações chinesas, em uma província que é historicamente voltada ao mercado internacional, Guangdong (Cantão).
A Vixtra participou da fase 1 da Canton Fair 2024, que ocorreu de 15/10 a 19/10. O complexo da feira tem área total de 1.5 milhão de m2 divididos em 18 categorias de produtos e 50 pavilhões.
Realizamos a viagem com nosso parceiro, Câmara Chinesa de Comércio do Brasil (CCCB), em uma delegação de importadores brasileiros e outras empresas participantes do ecossistema do comércio exterior brasileiro.
Importadores brasileiros estavam em peso durante a feira, com diferentes níveis de experiência em importação, mas pelas conversas, foram mapeadas muitas empresas de pequeno porte querendo iniciar as importações e muitas de grande porte que nunca importaram e querem começar. Alguns importadores, minoria, já tinham maior experiência com China e com importação e estavam na feira em busca de diversificar a carteira de fornecedores.
Durante a feira, mapeamos também exportadores chineses de três setores-chave para nossa estratégia: pneus, químicos e eletrônicos/produtos elétricos. Passamos nos maiores estandes de cada um desses três setores, fizemos uma pesquisa e conversamos com os exportadores.
Abaixo, trazemos os principais insights de cada setor.
Pneus
Colhemos dados dos 10 maiores estandes desse setor na feira, na avenida principal de expositores no pavilhão de pneus.
Os exportadores reclamaram de duas questões específicas a respeito do mercado brasileiro: as taxas de anti-dumping incidentes sobre pneus chineses e os custos e exigências das certificações INMETRO.
Dos 10 maiores estandes de exportadores de pneus pesquisados, 8 exportam para o Brasil.
Nos últimos 39 meses (julho 2021 a setembro 2024), esses 8 fabricantes exportaram USD 46 milhões ao Brasil, majoritariamente pneus de automóveis (63%) e pneus agrícolas (35%).
2 exportadores se destacaram em representatividade no mercado brasileiro, Shandong Fengyuan Tire (pneus de automóveis) e Xuzhou Armour Rubber Company (pneus agrícolas) e foram os mais representativos em valor exportado, representando 60% e 35% da pesquisa, respectivamente. Estes exportadores ficam na província de Shandong, cidade de Qingdao e na província de Jiangsu, cidade de Xuzhou.
Químicos
Colhemos dados dos 24 maiores estandes desse setor na feira, na avenida principal de expositores do pavilhão de pneus.
Desses 24 exportadores pesquisados, 20 exportam para o mercado brasileiro. Nos últimos 40 meses (julho 2021 a outubro 2024), esses 20 fabricantes exportaram USD 21 milhões ao Brasil, majoritariamente colas ou adesivos (34%) e luvas de borracha vulcanizada (12%).
Da amostra analisada, 2 exportadores de colas/adesivos emergiram como mais representativos no mercado brasileiro, Guangdong Pustar Adhesives & Sealants e Hunan Handsome Adhesive Industry, representando 34% e 19% do valor exportado analisado, respectivamente.
As Top 3 províncias mais representativas na amostra de químicos foram Guangdong (35%), Hunan (19%) e Zhejiang (17%). As três cidades dessas províncias mais representativas na exportação ao mercado brasileiro foram Dongguan (34% do total, localizada em Guangdong), Yiyang (19%, em Hunan) e Hangzhou (7%, em Zhejiang).
Eletrônicos/produtos elétricos
Visitamos os 21 maiores estandes desse setor na feira, na avenida principal de expositores de eletrônicos/produtos elétricos.
Dessa amostra pesquisada, 14 exportam para o Brasil, e nos últimos 40 meses (julho 2021 a outubro 2024) venderam USD 65 milhões para importadores brasileiros, majoritariamente disjuntores (86%).
O exportador que mais se destacou foi Gacia Electrical Appliance, com USD 47 milhões exportados ao Brasil no período, 73% do total pesquisado, com foco em disjuntores.
As Top 3 províncias mais representativas nessa amostra foram Zhejiang (87%), Shanghai (8%) e Fujian (3%). Destaque para a cidade de Yueqing em Zhejiang, que representou 80% do total exportado de USD 65 milhões, e sede da Gacia.
Clusterização do mercado
Na China, é importante entender esses padrões, de quais províncias são especializadas em determinados produtos. Assim, os importadores podem buscar economias de escala, melhores negócios e melhores relações custo-benefício. Por exemplo, em Pneus, houve destaque para as províncias de Shandong e Jiangsu na pesquisa, localizadas no Leste desenvolvido chinês e estrategicamente próximas de importantes pólos do país, o pólo automotivo de Wuhan e a indústria pesada intensiva em máquinas do nordeste chinês.
Stay In Touch